A UNDIME-SP realizou nesta segunda-feira (15) no CEFORPPE (Centro de Formação Permanente dos Profissionais da Educação) uma reunião de capacitação técnica para mais de 115 pessoas entre dirigentes e profissionais de educação de municípios da região.
A Secretária Municipal de Educação de Presidente Prudente, Ondina Barbosa Gerbasi, agradeceu a presença de todos os presentes, destacando a importância do evento.
O dirigente municipal do município de Sud Menucci, Luiz Miguel Martins Garcia, representando a Presidente da UNDIME-SP, Marialba Carneiro, destacou a importância da descentralização das capacitações da entidade, que antes só aconteciam na capital. “Capacitações como essas são facilitadoras, e uma forma da entidade se sinta presente em todo o Estado, uma vez que para que os municípios conquistem verbas, independentemente de seu tamanho, a administração municipal precisa manter os dados no sistema de acordo com a realidade”, disse.
A primeira palestrante convidada foi a professora Palmira Piai, consultora educacional em temas com o foco em Políticas Públicas, captação de Recursos Federais e Estaduais e formação continuada de profissionais da educação. Palmira ofereceu aos presentes orientações sobre o PAR (Plano de Ações Articuladas) 2016/2019, que ocorre a cada quatro anos. “O sistema é uma ferramenta estratégica de governo que permite direcionar ações coniventes à realidade do município e a captação de recursos, de acordo com a Lei 6.094/2007, para aprimorar e melhorar a situação educacional em todas as etapas e modalidades, que é a intencionalidade principal do sistema”, salientou.
O PAR (Plano de Ações Articuladas) é uma ferramenta de planejamento da política educacional comandada pelo Ministério da Educação (MEC), que representa uma evolução tecnológica, atribuindo agilidade e transparência nos processos de análise, elaboração e apresentação de resultados dos planos municipais de educação.
No período da tarde, Kátia Padovan fez uma apresentação da Plataforma Conviva, que é uma ferramenta virtual de Gestão Orçamentária à disposição dos gestores. “Foi criado e disponibilizado de forma gratuita especialmente para os dirigentes municipais de educação. É uma ferramenta de trabalho criada pela UNDIME-SP em 2013 para apoiar a gestão das secretarias em suas atividades diárias. Atualmente 85% dos municípios do Estado de São Paulo usam o ambiente virtual”, garantiu.
A capacitação foi encerrada com uma palestra do Dr. José Silvio Graboski de Oliveira, advogado especialista em gestão educacional, que fez orientações jurídicas sobre vedações do período eleitoral e dos últimos 180 dias do mandato e outras orientações sobre Gestão da Educação.
Fonte/Foto: SMC – Presidente Prudente