Ao todo, mais de 433 pessoas entre Dirigentes Municipais de Educação, técnicos educacionais e parceiros institucionais de 275 cidades do estado participaram do evento, que é um dos maiores eventos de Educação Básica do país.
A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (UNDIME-SP) realizou, de 16 a 17 de março, na cidade de Atibaia-SP, o 27° Fórum Estadual da Educação Básica com o tema: “UNDIME+30: Superar, inovar, transformar!.” Ao todo, mais de 433 pessoas entre Dirigentes Municipais de Educação, técnicos educacionais e parceiros institucionais de 275 cidades do estado participaram do evento, que é um dos maiores eventos de Educação Básica do país e contou com a representatividade do Ministério da Educação, Secretaria Estadual, Tribunal de Contas, INEP, Ministério Público e UNDIME Nacional.
No primeiro dia do evento temas como a Agenda da Educação Pública no Brasil e o papel dos municípios; Primeira Infância: Cumprindo as metas do Plano Nacional (PNE) e do Plano Municipal (PME) e o Financiamento da Educação foram discutidos com bastante ênfase.
O Professor, escritor e filósofo Mário Sergio Cortella fez uma palestra inaugural com o assunto: “Inovar a gestão e transformar a realidade: Novos temos, novas atitudes. “A cada dia, temos mais velocidade de comunicação, das relações, de mudanças de cenário, de conhecimento, de aprendizado. Isso nos obriga a perceber as alterações que estão ocorrendo, de maneira a reorientar o nosso processo de trabalho. Aliás, também na forma de como os alunos chegam até nós. Nós mudamos com processos: processos de vida, processos humanos e processos de conhecimento”, concluiu o professor.
Em sua fala de abertura a Profa. Marialba Carneiro, (Presidente da UNDIME-SP, biênio de 2015-2016), agradeceu a participação dos DMEs e demais participantes e, sobremaneira, ressaltou a relevante presença dos convidados que fariam as palestras e discussões nas diferentes mesas de debate. Falou da importância dos 30 anos da UNDIME Nacional e os 29 anos de existência da UNDIME SP, que possui extrema relevância no contexto brasileiro. “Sem dúvidas a Educação é o setor mais desafiador e, também, o mais transformador de uma gestão municipal. Queremos promover igualdade na educação, é isso que sempre desejamos. Temos um importante papel e um enorme desafio pela frente, pois as lutas são inúmeras e os desafios gigantescos. O cenário político e econômico está em crise, mas nós precisamos acreditar”, disse a Profa. Para terminar a Presidente da UNDIME-SP parafraseou uma parte do livro Dom Quixote de La Mancha, de Miguel Cervantes, que diz: “Mais importante do que chegar as estalagens é o caminho que você faz até elas”, finalizou.
O dia contou com palestras de Leandro José Franco Damy, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Secretário Adjunto da Secretaria Estadual de São Paulo; José Francisco Carbonari, do Secretário de Educação da cidade de São Paulo; Alexandre Schneider, do Presidente Nacional da UNDIME Nacional; Aléssio Costa Lima, pelo Diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna; Mozart Neves Ramos, por Cláudia Costin; gestora pública e professora universitária pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), de Zilma de Oliveira; professora da Universidade de São Paulo (USP), pela professora Cleide Bauab Bochixio; Secretária-Adjunta da Secretaria de Educação de Santo André, de André Portela Fernandes de Souza; da Fundação Getúlio Vargas (FGV), do ex-prefeito da cidade de Votuporanga-SP e Representante da Associação dos Municípios da Araraquarense (Associação AMA); Nasser Marão Filho e de Carlos Eduardo Sanches, Assessor Educacional da UNDIME Nacional.
Durante todo o Fórum os DMEs e demais participantes puderam conhecer os serviços e sistemas educacionais através dos stands dos parceiros institucionais, como o SEFE – Sistema Educacional Família e Escola, FTD Educação, SOMOS Educação e Editora Moderna, além dos pontos de plantão de atendimento do escritório do FNDE/MEC, Plataforma CONVIVA Educação e consultoria Jurídico-Educacional.
No início da noite foi proporcionado um jantar dançante em comemoração aos 30 anos da UNDIME Nacional, os 29 anos da UNDIME-SP, além da homenagem à professora Marialba Carneiro, que encerrou sua gestão na Diretoria Executiva como Presidente Estadual no biênio de 2015 e 2016.
No dia 17, sexta-feira, a pauta do Fórum foi em torno das “Avaliações Externas e a nova Base Nacional Comum Curricular; Inovações na Educação: Possibilidades de Gestão e Investimento e Acertando na Prestação de Contas: Tribunal de Contas e Ministério Público explicam” e contou com os esclarecimentos da Professora Mara Suzany, ex-DME do município de Taguaí, da Presidente do INEP; Maria Inês Fini, da Alícia Freijo Rodriguez; da Fundação Itaú; do David Boyd; da Fundação Lemann; Anna Penido; do Instituto Inspirare, Lúcia Dellagnelo; do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), Gislaine Munhoz; da Rede Municipal de Educação de São Paulo, da Profa. Maria Regina Passos Pereira; da PUC-SP, do Prof. Luiz Miguel Martins Garcia, Secretário de Educação de Sud Mennucci e membro da Diretoria Executiva, do Dr. Silvo Graboski de Oliveira, Assessor Jurídico da UNDIME-SP, de Alexandre Dutra de Carvalho; do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, da Dra. Élida Graziane Pinto e do Dr. André Vitor de Freitas; do Ministério Público Estadual.
Após as discussões das mesas, foi apresentado, pela Profa. Silvia Cristina Rodolfo, ex-DME de Votuporanga-SP e Secretária Financeira (biênio 2015-2016) a prestação de contas da última gestão. Em seguida, foi realizada a eleição da próxima Diretoria Executiva e o referendo, por aclamação, dos representantes dos 49 novos polos regionais e a escolha da Prof. Dr. Luiz Miguel Martins Garcia como o novo Presidente da UNDIME-SP onde apresentou o Plano de Trabalho para as ações educacionais de 2017.