A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (UNDIME-SP) realizou, na última sexta-feira, 23, o Encontro Formativo para o Lançamento da Rede de Formação UNDIME-SP, que aconteceu na sede da instituição, na capital paulista.
O encontro teve a finalidade de promover a integração de educadores para a construção e fortalecimento da rede de formação e formalizar ações estruturantes para uma Educação Integral e Integradora, e contou com a participação de profissionais da Educação Pública e articuladores técnicos de todas as regiões do estado.
Em sua fala, na abertura, o presidente da instituição e DME de Sud Mennucci-SP, Luiz Miguel Martins Garcia, destacou a relevância do trabalho coletivo para a implementação de projetos educacionais para todo o sistema. “Os municípios têm os maiores conhecedores de estratégias e vivências no que pese a alfabetização na prática aos estudantes e formação de educadores. Essa rede estruturada será fundamental para desenvolvermos novas práticas de formação para a melhoria dos resultados”.
Participantes
A pesquisadora Patrícia Albieri de Almeida, da Fundação Carlos Chagas (FCC), também participou do Encontro Formativo para o Lançamento da Rede de Formação UNDIME-SP.
Na oportunidade, a representante da FCC lançou a pesquisa “Políticas e estratégias de recomposição da aprendizagem escolar pós-pandemia”.
A pesquisa tem por objetivo mapear as políticas e estratégias de recomposição de aprendizagens implementadas pelas redes municipais de ensino tendo em vista recompor as perdas de aprendizagem ocorridas durante a pandemia.
Apoiada pela Organização das Nações Unidas para Ciência, Cultura e Educação (UNESCO) e Undime São Paulo, o questionário, enviado às Secretarias Municipais, por e-mail, pode ser respondido pelo DME ou outro profissional da secretaria de Educação.
Participação de Maria Regina Passos
A programação do período da tarde, do Encontro Formativo para o Lançamento da Rede de Formação UNDIME-SP, iniciou com a doutora em Linguística Aplicada e Mestre em Psicologia da Educação, Maria Regina dos Passos Pereira, falando sobre “Formação de formadores: o que é importante nesse processo?”.
Para a especialista, é importante as redes se atentarem aos dados para uma reflexão pedagógica com toda a comunidade escolar. “Como vimos recentemente, os dados e projeções estão aquém daquilo que se deseja. Cada rede precisa assumir o compromisso integral para que todos os estudantes estejam alfabetizados. Não podemos nos contentar com metas rasas. Precisamos criar estratégias e agir a partir de agora. Enquanto rede, precisamos apoiar um no outro, com compromisso coletivo, para mudarmos a realidade da Educação Pública”.
Participação de Elvira Souza Lima
Elvira Souza Lima, pesquisadora em Desenvolvimento Humano, também esteve no Encontro Formativo para o Lançamento da Rede de Formação UNDIME-SP e palestrou sobre a “Alfabetização a partir da neurociência”.
Para Lima, somos seres de emoção e cultura. “Quem está formando o outro precisa lembrar que não há bula, não há fórmula, por isso é preciso exercitar o cérebro constantemente, formar memórias dos conhecimentos e desenvolver a mente e a sensibilidade das pessoas”.
Participação de Minéa Paschoaleto Fratelli
Fechamos a programação do Encontro Formativo para o Lançamento da Rede de Formação UNDIME-SP com a palestra da Dirigente Municipal de Educação de São Caetano do Sul-SP e doutora em Educação, Minéa Paschoaleto Fratelli, que trouxe a palestra intitulada “Ensinar: Tarefa para profissionais”, inspirada no livro de mesmo nome.
“Formamos profissionais competentes sendo profissionais competentes na ação e na prática. É preciso pensar com olhar observador e com intencionalidade para, assim, atingirmos os objetivos fundamentais na Educação, como nos outros campos de atuação. Assim, podemos dizer, entre tantas coisas, que a intencionalidade é importante para compreendermos o caminho onde queremos chegar”, finalizou.