MANHÃ DO SEGUNDO DIA DO 27° FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME TRAZ DEBATES SOBRE A NOVA BNCC E AS INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO

nishiyama 128A manhã do segundo dia do 27° Fórum Estadual da UNDIME-SP, que aconteceu na cidade de Atibaia-SP, trouxe para debate temas como as avaliações externas, a nova BNCC e as Inovações na Educação: Possibilidades de gestão e investimento.

A primeira mesa de discussão foi mediada pela Professora Mara Suzany, ex-DME do município de Taguaí, e contou com a participação da Presidente do INEP; Maria Inês Fini, da Alícia Freijo Rodriguez; da Fundação Itaú e do David Boyd; da Fundação Lemann.

Fini iniciou o diálogo trazendo informações referentes a Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a referência para o currículo nacional e para a avaliação da educação básica, além dos preceitos das Diretrizes Curriculares Nacionais e da Articulação entre BNCC e Avaliação. É preciso saber diferenciar objetivos, metodologias e resultados das avaliações em larga escala da avaliação processual formativa. A avaliação em longa escala é a que se organiza em categorias mais sintéticas e estruturantes do processo de construção de conhecimentos, completou a Presidente do INEP, que finalizou falando sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica brasileiro.

Na sequência Alice Freijo Rodriguez, da Fundação Itaú, dialogou sobre o Programa Melhoria da Educação no Município, que consiste em formar os gestores-cidadãos envolvidos com a educação de modo a contribuir com o aprimoramento das estruturas da gestão educacional no município e nas regiões. Freijo completou a discussão explanando sobre as avaliações externas e a Nova BNCC, demonstrando que a principal “aposta” da construção de uma BNCC é a diminuição ou até mesmo a erradicação das desigualdades sociais.

Para finalizar a mesa, David Boyd, da Fundação Lemann, falou sobre o processo de construção coletiva e algumas características da BNCC. A implementação da nova BNCC busca garantir que a comunidade entenda o que é a Base, as mudanças que trará e como acontecerá a implementação na sua rede. “Informação é chave para engajamento, e o engajamento dos professores no processo é fundamental para que a Base tenha impacto na sala de aula”, concluiu.

Antes do diálogo da segunda mesa do dia, Luciane Cardoso; da Editora Moderna e Vera Cabral; Consultora de Educação da bett educar, empresas parceira da UNDIME-SP, apresentaram as propostas de diálogo com os gestores e falaram sobre a relevância do aperfeiçoamento profissional de educadores e demais profissionais da área educacional.

nishiyama 180Após a apresentação dos parceiros o Prof. Luiz Miguel Martins Garcia, Secretário de Educação da cidade de Sud Mennucci e membro da Diretoria Executiva da UNDIME-SP fez mediação na segunda mesa que teve como tema: “Inovações na Educação: Possibilidades de Gestão e Investimento” e contou com a presença da Anna Penido; do Instituto Inspirare, Lúcia Dellagnelo; do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), Gislaine Munhoz; da Rede Municipal de Educação de São Paulo e da Profa. Maria Regina Passos Pereira; da PUC-SP.

Anna Penido discorreu sua fala através da perspectiva e da realidade da Educação para o século XXI: Currículo, práticas pedagógicas e ambiente da escola. Penido também ressaltou variadas competência da BNCC, com: Conhecimento com criticidade para atuar com responsabilidade e proatividade; Curiosidade intelectual para resolver problemas e inventar soluções, entre outras competências.

Lúcia Dellagnelo; do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) palestrou sobre a inovação e tecnologia para a educação e apresentou as premissas de uma nova “Política de inovação e tecnologia na educação. “Para que o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) tenha efeito positivo na educação, quatro dimensões devem ser contempladas e estar em equilíbrio: Visão; competência; conteúdos e recursos digitais e infraestrutura (técnica). Se há uma dimensão pouco desenvolvida, o conjunto será comprometido”, disse Lúcia.
O diálogo continuou com a participação da Gislaine Munhoz, da Rede Municipal de Educação do Estado de São Paulo, que falou sobre os desafios para implementação de políticas públicas de inovação na formação de professores. Para fechar a mesa, a Profa. Maria Regina P. Pereira, da PUC-SP, complementou falando da transformação do ensino-aprendizagem pelas múltiplas mídias. Os objetivos centrais do projeto buscam desenvolver propostas curriculares que tenham como meta a reestruturação na forma de conceber o trabalho com conhecimentos múltiplos na escola, além de desenvolver a integração das culturas da escola e do cotidiano para promover um real engajamento com as necessidades do contexto social do qual fazemos parte.

Ao final da manhã parceiros da UNDIME-SP fizeram sorteio de brindes aos participantes do 27° Fórum Estadual.

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