Com a temática “Novos paradigmas da Educação Infantil: Repensando a prática à luz da neurociência”, o Seminário Técnico da Undime São Paulo tratou do debate sobre Educação Infantil, realizado no final da tarde de ontem, 17, que foi mediado por Cristiana Mercadante Esper Berthoud, Dirigente Municipal de Tremembé e Secretária de Articulação da Undime-SP.
Para o debate, a mesa foi composta por Lino de Macedo, da Universidade de São Paulo (USP) e da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV), de Beatriz Ferraz, da Escola de Educadores, e do Prof. Andrei Alberto Muzel, Secretário de Coordenação Técnica da Undime São Paulo e Dirigente Municipal de Educação de Itapeva.
Para iniciar as discussões, o Prof. Lino (USP e FMCSV) debateu sobre os conceitos básicos na Ciência do Desenvolvimento da Primeira Infância e, ainda, sobre o desenvolvimento cognitivo, emocional e social. “O desenvolvimento cognitivo, emocional e social são conectados: Você não pode utilizar um sem o outro”, disse.
Beatriz Ferraz, da Escola de Educadores, contribuiu para a discussão expressando-se sobre a arquitetura do cérebro. “A arquitetura do cérebro começa a se formar e segue evoluindo na velocidade das experiências vividas. Vivências são fundamentais para o pleno desenvolvimento do ser humano”, disse Beatriz, que enfatizou também sobre o desenvolvimento cerebral e a qualidade de interação que ocorre através do apoio emocional, apoio na aprendizagem e com organização de espaço.
Beatriz apresentou a pesquisa de estudiosos, como Araujo & López-Boo, de 2010, que constatou através de investigações que o cérebro humano alcança 80% do tamanho adulto durante os três primeiros anos de vida e que nessa etapa se forma 40% das habilidades mentais das pessoas adultas.
O professor Andrei, DME de Itapeva, debateu dizendo que é preciso pensar na interdependência da educação, a superação de reproduções curriculares e a garantia de um percurso formador e sem excesso conteudista para os novos paradigmas da Educação Infantil.
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