O que é?
O prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação e seus parceiros, que se encontra em sua 10ª edição. Mais do que um processo de premiação, o Prêmio promove um movimento para que os (as) professores (as) reflitam e sistematizem suas práticas pedagógicas exitosas.
Objetivos
• Reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas
• Valorizar o papel dos professores como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações.
• Dar visibilidade às experiências pedagógicas conduzidas pelos professores, consideradas exitosas e que sejam passíveis de adoção por outros professores e pelos sistemas de ensino.
• Estimular a participação dos professores como sujeitos ativos na implementação do PNE.
• Oferecer uma reflexão sobre a prática pedagógica e orientar a sistematização de experiências educacionais.
Quem pode participar?
Professores da Educação Básica:
• No exercício da atividade docente
• No sistema educacional público (federal, estaduais/distrital e municipais)
• Ou das instituições educacionais conveniadas (comunitárias, filantrópicas e confessionais).
Categorias *Cada candidato poderá concorrer em apenas uma categoria
• Educação Infantil: Creche
• Educação Infantil: Pré-escola
• Ensino Fundamental: Anos Iniciais – Ciclo de alfabetização: 1º, 2º e 3º anos.
• Ensino Fundamental: Anos Iniciais: 4º e 5º anos.
• Ensino Fundamental: Anos Finais: 6º a 9º anos.
• Ensino Médio
Inscrição
Para se inscrever, o(a) professor(a) deverá enviar um relato de prática pedagógica desenvolvido com os alunos. A inscrição poderá ser feita pelo site http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/ . Lá está disponível o passo a passo para a escrita do relato.
Apenas poderão ser inscritos relatos de prática docente com resultados comprovados durante o ano letivo de 2016 ou 2017 até final do período de inscrições, que será o dia 25/08/17.
Não podem concorrer: Práticas pedagógicas premiadas em edições anteriores (ou que já tenham sido publicados em outros meios)
Etapas de seleção e premiações
1ª Etapa: Estadual/ Distrital
Quem concorre:
Professores que enviaram relatos nas seis categorias.
Quem avalia
Avaliadores indicados pelos coordenadores estaduais (representantes da Undime e do Consed)
Dinâmica
Cada relato é lido por dois avaliadores que o pontuam:
b) A média os organiza em lista classificatória.
c) os 10% primeiros são reavaliados por todos os avaliadores, definindo os vencedores desta etapa.
Seleção:
Cada um dos 27 Comitês Estaduais:
a) seleciona 1 relato de cada categoria
b) indica outros 2 como destaques na etapa estadual
Premiação
Placa de homenagem para 486 professores (3 por estado)
Temáticas especiais
Esporte como estratégia de aprendizagem
· Até 5 (cinco) professores de educação física
· Critério: relatos que apresentem a utilização do esporte como instrumento pedagógico interdisciplinar
Prêmio: Visita de um dia ao Núcleo de Alto Rendimento Esportivo São Paulo (www.narsp.com.br).
Conservação e uso consciente da água (parceiro: ANA)
· Até 6 (seis) professores
· Critério: relatos que apresentem estratégias de reflexão e ação quanto à conservação e uso consciente dos recursos hídricos.
· Prêmio: participação no Fórum Mundial da Água, em março de 2018 em Brasília/DF, com espaço para apresentação dos trabalhos premiados e despesas pagas pela Agência nacional de Águas – ANA.
Estímulo ao conhecimento científico por meio da inovação (Parceiro: Shell Brasil)
· Até 1 (um) professor da categoria Ensino Médio
· Critério: relato que se destaque na área de ciências naturais (física, química ou biologia) e matemática
· Prêmio: viagem de uma semana, em janeiro de 2018, para Londres (Inglaterra).
Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de inovação educacional
· 1 professor das séries iniciais do ensino fundamental,
· 1 professor das séries finais do ensino fundamental
· 1 professor do ensino médio
Critério:
Relatos que tenham desenvolvido atividades de Inovações Pedagógicas com o Uso de Tecnologias.
· Prêmio: valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para cada um, além de troféu/símbolo de reconhecimento.
2ª Etapa: Regional (5 regiões)
Quem concorre:
162 relatos selecionados na etapa anterior (6 por UF, um de cada categoria)
Quem avalia
Equipe de especialistas indicados pela coordenação nacional
Dinâmica
Avaliadores lêem todos os textos e indicam os vencedores.
Seleção:
Cada Comitê Regional seleciona 1 relato de cada categoria (total:30 relatos)
Seleciona os relatos vencedores nas Temáticas especiais
Premiação
Troféu + R$ 7.000,00 + Viagens de capacitação para a Irlanda + placa de homenagem para as escolas.
3ª Etapa: Nacional
Quem concorre
30 relatos selecionados na etapa anterior (1 vencedor por categoria, por região)
Quem avalia
Equipe de especialistas indicados pelo Mec e Parceiros
Dinâmica
a) avaliadores leem os 6 relatos de cada categoria e fazem análise prévia.
b) avaliadores elaboram duas questões que serão feitas para os professores.
c) São selecionados os vencedores de cada categoria
Seleção: Seis vencedores, sendo um de cada categoria.
(total: 6 vencedores, um por categoria)
Premiação
Troféu + R$ 5.000,00
Além disso, os premiados são convidados a terem seus trabalhos publicados e divulgados pelo Ministério da Educação e instituições parceiras.
Novidades em 2017
Na trilha das boas práticas de ensino – curso autoinstrucional para professores
No intuito de ampliar as ações formativas do PPB, nessa edição investimos na produção de conteúdos que convidam o (a) professor (a) a percorrer as etapas de desenvolvimento de boas práticas pedagógicas, e conhecer formas de registrá-las. Esse curso pretende auxiliar os professores na escrita dos relatos de prática, meio pelo qual poderão se inscrever no prêmio, mas está também aberto a todos os interessados.
Tendo em conta que as categorias do prêmio abrangem todas as etapas educação básica, buscamos pensar os passos comuns a todos os níveis de ensino, que consolidam práticas pedagógicas efetivas para o ensino e a aprendizagem das crianças e adolescentes.
Assim nasceu o curso “Na trilha das boas práticas de ensino”. Trata-se de um curso autoinstrucional de 30h. O acesso a ele pode ser por dois caminhos disponíveis no site do PPB: pelo próprio desktop, ou pelo aplicativo no celular.
Curso autoinstrucional para avaliadores
Além do curso autoinstrucional para os professores e demais interessados em pensar o caminho para as boas práticas, elaboramos um curso que os avaliadores deverão realizar. Desta maneira, vamos favorecendo que todos façam a seleção atendendo aos mesmos critérios, o que fortalece e legitima os processos de premiação diante do público. O curso estará disponível em meados de julho.
É importante destacar que o curso “Na trilha das boas práticas de ensino” é parte integrante do curso dos avaliadores. Com isso, mesmo antes da disponibilização do curso, orientamos que os coordenadores estaduais e os avaliadores indicados já concluam o curso “Na trilha das boas práticas de ensino”
Aplicativo PPB 2017
Uma novidade é que o PPB desenvolveu um aplicativo de celular para o programa. Por meio dele, o participante poderá conhecer a estrutura do Prêmio, realizar o curso autoformativo, e acompanhar as etapas de seleção.
Baixe o aplicativo e conheça essa nova ferramenta!