O professor Luiz Miguel Garcia, Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, seccional de São Paulo, participou na manhã da última quarta-feira, 19, em São José do Rio Preto, do “FNDE em Ação ‘É o Ministério da Educação apoiando os municípios'”. O evento, que contou com a presença de mais de 600 pessoas, entre Prefeitos, Dirigentes Municipais de Educação, Agentes e Técnicos Educacionais e autoridades públicas de mais de 150 cidades do estado de São Paulo, foi realizado no Teatro Paulo Moura e promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ligado ao Ministério da Educação (MEC); pela Associação dos Municípios da Araraquarense (AMA) e, também, pela Prefeitura de São José do Rio Preto.
Na acolhida, os participantes foram recepcionados pelo prefeito Edinho Araújo e por um grupo de artistas do Ad ForFun, músicos da Banda Regimental da Polícia Militar e pela Camerata Jovem, de S. J. do Rio Preto, no Complexo Swift de Educação e Cultura.
A mesa de abertura contou com presença do Presidente da UNDIME-SP; Prof. Dr. Luiz Miguel Garcia, do Prefeito-anfitrião; Edinho Araújo, da Dirigente Municipal de Educação de São José do Rio Preto; Elisabeth Somera, do Diretor de Projetos do FNDE; Rodrigo Pimenta, do Coordenador de Programas do FNDE; Carlos Fortini, e do Presidente da Câmara Legislativa de São José do Rio Preto, Jean Charles.
O objetivo da eventualidade, que perdurou até a tarde de quinta-feira, 20, foi de aproximar os gestores públicos municipais do governo federal na busca de recursos e capacitação técnica sobre o desenvolvimento da educação, além de resolver possíveis pendências quanto à execução dos diversos programas do FNDE, por meio dos inúmeros atendimentos individualizados que foram promovidos pelos técnicos do Fundo.
Em sua fala, na mesa de honra, o Prof. Luiz Miguel discursou dizendo sobre a ampla relação positiva que existe entre FNDE, MEC e UNDIME-SP e ressaltou a importância da disponibilização de equipes técnicas para a realização de oficinas de formação referentes ao PAR, PDDE, entre outras, nas macrorregionais da UNDIME-SP. “As oficinas do FNDE auxiliam, e muito, os gestores educacionais a errarem menos. Queremos, cada vez mais, esse diálogo para a promoção das gestões educacionais do estado”, disse o Presidente da UNDIME-SP.
No evento, foram desenvolvidos diversas palestras com os técnicos do FNDE, que discorreram sobre diversos temas, como: prestação de contas e Plano de Ações Articuladas (PAR), por exemplo.
No dia 20, o evento também contou com a participação do Ministro da Educação; Mendonça Filho, do Secretário Estadual de Educação; José Renato Nalini, do Diretor de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais do FNDE; Leandro Damy, além de deputados estaduais de São Paulo.
Em sua fala, o ministro autorizou o início dos estudos para a implantação de um Instituto Federal, em São José do Rio Preto. Na oportunidade, Mendonça Filho assinou um termo de liberação de verbas, onde 130 milhões de reais foram liberados para a realização e continuação de obras educacionais em todo o país, que tinha mais de 1.600 obras paradas, sendo que a maioria delas encontram-se no estado de São Paulo.
Atendimentos – Segundo informações da Assessoria de Imprensa do FNDE, o FNDE em Ação já realizou mais de 8 mil atendimentos nas cinco regiões do país. Entre os assuntos mais demandados, destacam-se o Plano de Ações Articuladas (PAR), o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), alimentação, transporte escolar e obras em geral, como a construção de escolas, creches e quadras poliesportivas.