Na manhã desta terça-feira, 16, representantes da Undime São Paulo participaram, na sede da Secretaria de Estado da Educação, na capital paulista, de uma reunião de trabalho para dialogar sobre o Saresp, as metodologias de definição de metas e critérios do Prêmio Excelência Educacional, uma iniciativa que tem a finalidade de promover ações de reconhecimento, incluindo premiações para as redes municipais de ensino, destinadas às escolas com os maiores resultados e maiores incrementos na aprendizagem dos seus estudantes.
Ao todo, serão mais de 180 milhões destinados à ação de reconhecimento, onde mais de 5 mil escolas municipais concorrerão. O prêmio é baseado no Saresp e faz parte da política do Programa Alfabetiza Juntos SP. A premiação já vale para os participantes do Saresp 2023, aplicado no fim do ano passado aos estudantes dos segundos e quintos anos. “Se a unidade escolar alcançar a meta, a mesma receberá R$100,00 por aluno matriculado, chegando até R$80 mil reais por escola de Ensino Fundamental paulista”, comentou Renato Feder, Secretário de Estado da Educação de São Paulo.
Na ocasião, o presidente da Undime São Paulo e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci-SP, Luiz Miguel Martins Garcia, destacou a importância da promoção de uma educação de qualidade e equidade aos estudantes do sistema de ensino paulista. “O Saresp é um importante instrumento estadual para a avaliação do rendimento das nossas redes. Agora, mais que nunca, precisamos unir forças para avançarmos, dia a dia, na alfabetização e qualidade de ensino que é ofertada aos estudantes”, disse Garcia.
A premiação é destinada às escolas públicas municipais ofertantes do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, que tenham obtido, no ano anterior, os melhores resultados de alfabetização, aferidos pelo Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – SARESP. Segundo a SEDUC-SP, os resultados do SARESP serão divulgados em breve.
Além do presidente da Undime São Paulo, a seccional esteve representada pela vice-presidente regionais Grande São Paulo e DME de Taboão da Serra, Dirce Takano; da secretária de Articulação e Dirigente Municipal de Educação de Jacareí-SP, Maria Thereza Ferreira Cyrino; da Coordenadora da macrorregião 1 (Grande São Paulo) e DME de São Caetano do Sul-SP, Minéa Fratelli; e do Coordenador Institucional da seccional, Marcos Martins.
A SEDUC-SP estava representada pela Assessora de Gabinete, Márcia Bernardes, que participou remotamente, e dos assessores Michel Minerbo e Fabrício Moreira.