As inscrições para o Fórum podem ser feitas em: https://forms.gle/tosYozpN9hy5efAF6
Visando ampliar o diálogo sobre as políticas públicas educacionais, a garantia do aprendizado escolar, ensino de qualidade e a promoção de direitos, a Undime São Paulo realizará, de 29 a 31 de março, em Olímpia, no interior do Estado de São Paulo, o 31° Fórum Estadual da seccional.
Trazendo o tema “Educação Pública de Qualidade: Da letra da Lei ao chão da Sala de Aula: O protagonismo do aluno no Processo de Aprendizagem”, o evento reunirá gestores públicos educacionais paulistas e técnicos das secretarias de Educação para dialogarem sobre os desafios e possibilidades para a melhoria da aprendizagem dos alunos e construção das políticas públicas.
Em mais uma edição, o Fórum será integralmente gratuito para Dirigentes Municipais de Educação paulistas associados à UNDIME. Demais profissionais da Educação poderão participar como pagantes. “No ano em que celebramos os 35 anos da seccional da UNDIME, refletiremos sobre a aprendizagem dos estudantes e como podemos reverter os prejuízos educacionais, além de importantes diálogos sobre o acesso e permanência de alunas e alunos nas escolas”, comenta Márcia Bernardes, presidente da seccional da UNDIME.
Com a participação de Márcia Bernardes, presidente da seccional paulista, nomes como o do Cesar Cielo, campeão olímpico, Leo Fraiman, escritor e palestrante, Luiz Miguel Garcia, presidente nacional da UNDIME, Rossieli Soares, Secretário de Estado da Educação, Maria Inês Fini, presidente da Associação Nacional de Educação Básica Híbrida (ANEBHI), Kátia Stocco, Diretora do Instituto Reúna e fundadora do Mathema, Ana Ligia Scachetti, Gerente da Associação Nova Escola, Maria Regina Passos, doutora em Linguística Aplicada, e Carol Campos, fundadora e diretora executiva do Vozes da Educação, já estão confirmados.
Serão 3 dias com palestras, mesas de debates e painéis, em planária, de forma 100% presencial. Entre os assuntos, a seccional da União dos Dirigentes abordará a recomposição da aprendizagem e os desafios da etapa da alfabetização; o processo de aprendizagem, habilidades e valores; formação docente; o direito à Educação e a promoção de políticas públicas voltadas a universalização do acesso, permanência e aprendizagem na escola, Educação em tempo de pandemia de Covid-19; entre outras temáticas.
O Fórum contará, também, com plantão de atendimento de parceiros institucionais e apoio jurídico para pareceres e esclarecimentos de dúvidas.
As principais empresas da iniciativa privada, como a SABER Soluções Educacionais, Editora Moderna, Soluções Moderna, Faz Educação, Editora do Brasil, Instituto Casagrande, Brink Mobil, Editora Baobá, Edify Education, FTD Educação, Foccus Educação, Pearson e Infinity Mobília, estarão presentes para apresentar soluções, serviços e materiais para a área pública da Educação.
Inscreva-se em: https://forms.gle/tosYozpN9hy5efAF6
PROGRAMAÇÃO
29 DE MARÇO (PRIMEIRO DIA)
– 14h
Credenciamento
Coffee Break
Visita aos espaços dos parceiros
– 15h – Apresentação Cultural – “Carmen Miranda”
– 15h15 – Abertura – Márcia Bernardes (Presidente da Undime São Paulo)
– 16h – Apresentação cultural “Crianças”
– 16h30 – “Recomposição das Aprendizagens – Desafios na etapa da alfabetização” – Ana Ligia Scachetti e autora convidada (Associação Nova Escola).
– 17h30 – Painéis com parceiros da iniciativa privada
*Painel 1 – Lições e reflexões educacionais pedagógicas que a pandemia impactou na rede pública de ensino (Com especialistas educacionais da SABER Soluções Educacionais, Editora Moderna, Soluções Moderna e Faz Educação).
*Painel 2 – Estamos em um novo tempo na Educação? Quais são as evidências? ensino (Com especialistas educacionais da Editora do Brasil, Instituto Casagrande e Brink Mobil).
– 18h30 – Apresentação Cultural – Grupo GODAP – Parafolclórico
– 19h – Cocktail/jantar
30 DE MARÇO (SEGUNDO DIA)
– 8h – Apresentação Cultural – Grupo Folclórico Folia de Reis
– 08h15 – Mesa com falas institucionais
– 10h –
Coffee Break
Visita aos espaços dos parceiros
Apresentação cultural
– 11h – Educação Pública de Qualidade. Da Letra da Lei ao Chão da Sala de Aula: o protagonismo do aluno no processo de aprendizagem – Márcia Bernardes e Leo Fraiman
– 12h – Almoço
– 14h – Apresentação Cultural – Grupo Folclórico Frutos da Terra
– 14h15 – “Escolas abertas: Desafios da alfabetização e seus processos construtivos de aprendizagem.” – Márcia Bernardes (Presidente da Undime São Paulo), Rossieli Soares (Secretário de Estado da Educação) e Kátia Stocco, (Diretora do Instituto Reúna e fundadora do Mathema)
– 15h15 – “Formação Docente: um novo tempo na construção do conhecimento. Estratégias, metodologias e caminhos a seguir” – Maria Inês Fini (presidente da Associação Nacional de Educação Básica Híbrida – ANEBHI), Maria Regina Passos (doutora em Linguística Aplicada) e Carol Campos (fundadora e diretora executiva do Vozes da Educação)
– 16h15 –
Coffee Break
Visita aos espaços dos parceiros
Apresentação cultural
– 16h45 – Undime São Paulo, 35 anos em defesa da Educação Pública de Qualidade
– 17h30 – Encerramento – Grupo Folclórico Cassununga Samba
– 19h – Jantar
– 20h30 – Luau – Confraternização
31 DE MARÇO (TERCEIRO E ÚLTIMO DIA)
– 8h – Visita aos espaços dos parceiros
– 8h45 – Apresentação Cultural
– 9h – Estudantes como cidadãos do mundo: A formação dos alunos nos aspectos humanos e afetivos, e a garantia das infâncias – Márcia Bernardes (presidente da Undime São Paulo)
– 10h – Políticas Públicas Educacionais – A legislação e a garantia da universalização do acesso e da qualidade do ensino – Silvio Graboski (Especialista em Direito Educacional e Assessor jurídico da Undime São Paulo), Carlos Eduardo Sanches (Conselheiro do Conselho Estadual de Educação do Paraná – CCE-PR)
– 11h – Apresentação cultural – Grupo Folclórico Bate Lata
– 11h40 – Encerramento
– 12h – Palestra de Encerramento “O poder transformador da Educação” – Cesar Cielo (medalhista olímpico)
– 13h – Almoço